Correspondência entre Descartes e a Princesa Elisabeth da Boêmia.

4 out

O texto fala sobre  algumas cartas trocadas por Descartes e a Princesa Elisabeth da Boémia.

3_frans-hals---portret-van-rene-descartes-mag                                                           beaut

Eles começaram a trocar correspondências  quando a  princesa quis esclarecer sua duvida , que era  como a mente pode interferir no corpo e resultar em ações voluntarias?

Ele diz assim : A  alma (mente) tem de mover o corpo e o corpo tem de agir sobre a alma causando seus sentimentos e suas paixões. A alma seria o imaterial que agiria no material que é  a mente   .Nós temos que ver os dois como um só , não podemos separar nosso corpo  em regiões .

Porém a princesa não concorda com suas justificativas , ela entendia as  explicações de mente e corpo , mas n concordava  como era feita a conexão  , a união das duas .O que dificultava o entendimento  dela , era porque ela buscava por respostas mais objetivas , o que era impossível pois ao falarmos da mente e do corpo  estamos falando de algo mais subjetivo   , muito mais amplo .

Pra mim a essência das cartas ,   é o que eu quero deixar pra vocês , que devemos tentar parar de cometermos erros ao analisar pessoas por partes e não  o ser como um todo .Com   esse texto só posso confirmar  o que eu já pensava , que não podemos reduzir tudo ao cérebro  existem outros fatores que podem influenciar em nossas  vidas . Vejo um exemplo muito claro de uma amiga minha que toda as vezes  que  ela fica bastante tempo com uma amiga dela , no momento que elas se separam  , ela fica com febre  por alguns dias, isso não tem a ver com uma doença , tem ver com um contexto, com  um  sentimento que ficou   na separação delas ,  como a saudade e isso  contribui para que ela ficasse nesse estado.

Cartas  retiradas do livro: Medicina dos Afectos. Correspondência entre Descartes e a Princesa Elisabeth da Boêmia, de Cardoso, A. e Ferreira, M.L.R.

Corpo-e-Mente

Deixe um comentário